sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Quando não há barreiras (Notícia JN 24-01-18)

Ex-piloto de "helis" ferida no Iraque é primeira senadora a dar à luz durante mandato
https://www.jn.pt/mundo/interior/ex-piloto-de-helis-ferida-no-iraque-e-primeira-senadora-a-dar-a-luz-durante-mandato-9070129.html

Tecelagem na Escola


Na disciplina de A.P.C., a aluna Joana Freitas (9ºB) realizou um belo trabalho prático, com o apoio da Professora de EVT, Teresa Leitão. Primeiro, foi às compras, escolheu a lã, depois selecionou o tipo de cachecol que queria confecionar e... eis o resultado! Um "look" cheio de estilo mas adequado ao frio de inverno.
Continua o bom trabalho, Joana!

A Joana (9ºB) usando o cachecol feito por si.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Preparando o Carnaval...

Depois do Natal, é  difícil voltar à escola. Depois  das  prendas, dos   doces,  do calor da festa  familiar, voltar  ao frio  do  inverno, ao escuro das manhãs, é  sempre  difícil.

Felizmente que há o Carnaval. Este ano, eu gostava de me disfarçar de piloto de Formula 1, porque adoro carros, quanto mais rápidos melhor. Assim, tenho pesquisado na internet, vários modelos de automóveis e de disfarces relacionados, o que me tem ajudado a passar o tempo... E já quase chegou o Carnaval! Janeiro passou a correr! Espero que todos gostem tanto do Carnaval como eu!

André Sousa, 11º RT

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Lenços de namorados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
lenço dos namorados é um lenço fabricado a partir de um pano de linho fino ou de lenço de algodão, bordado com motivos variados. É uma peça de artesanato e vestuário típico do Minho, sendo usado por mulheres com idade de casar.
Era hábito a rapariga apaixonada bordar o seu lenço e entregá-lo ao seu amado quando este se fosse ausentar. Nos lenços poderiam ter bordados versos, para além de vários desenhos, alguns padronizados, tendo simbologias próprias.
Era usado como ritual de conquista. Depois de confeccionado, o lenço acabaria por chegar à posse do homem amado, que o passaria a usar em público como modo de mostrar que tinha dado início a uma relação. Se o namorado (também chamado de conversado) não usasse o lenço publicamente era sinal que tinha decidido não dar início a ligação amorosa.
É provável que a origem dos "Lenços de Namorados", também conhecidos por "Lenços de Pedidos" esteja intimamente ligada aos lenços senhoris dos séculos XVII - XVIII, que posteriormente foram adaptados pelas mulheres do povo, adquirindo os mesmos, consequentemente, um aspecto mais popular.
Existe atualmente uma comissão técnica que funciona como órgão avaliador e de certificação deste tipo de artesanato regional.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Atividades de Promoção da Capacitação- panóplia de atividades no 1º Período


A disciplina de Atividades de Promoção da Capacitação permite-nos experimentar novas aprendizagens ou aplicar aquelas que são lecionadas noutras áreas, como  Português (funcional) e Matemática (funcional). Ao longo do período, foram várias as atividades desenvolvidas, algumas das quais foram guardadas para a posteridade em fotografia: 





Em A.P.C., fizemos um relógio de parede para nos ajudar a ver as horas e a orientarmo-nos no tempo.

Criamos um abecedário de Natal, com palavras relacionadas com a época natalícia.

Costuramos e bordamos uma série de elementos para, no final, fazermos uma coroa de Natal que colocamos à entrada da nossa sala.

E eis a nossa Coroa de Natal, com todos os desejos que temos para todo o Mundo: que seja uma altura de Amor, de Paz, em que estejamos felizes em Família e haja Partilha entre todos. FELIZ NATAL!

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

A inspiração

A inspiração para o Blog da Educação Especial do Agrupamento de Escolas de terras de Bouro, surgiu de um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, com o título "O Rei de Ítaca".
Nele, lê-se o seguinte:


A civilização em que estamos é tão errada que
Nela o pensamento se desligou da mão

Ulisses rei da Ítaca carpinteirou o seu barco
E gabava-se também de saber conduzir
Num campo a direito o sulco do arado


Em "O nome das coisas"

Numa sociedade em que o trabalho manual perdeu o seu prestígio, sobretudo entre as camadas etárias mais jovens, iniciamos este blog porque acreditamos que o "saber fazer" prático tem grande importância para os nossos alunos, já que lhes permite adquirir conhecimentos que, mais tarde, ser-lhes-ão úteis, quer em casa, quer numa profissão, sendo admiráveis os trabalhos que conseguem fazer.
Este Blog terá como principal objetivo a divulgação das atividades desenvolvidas por alunos com Currículo Específico Individual, apesar de estar aberto a todo o tipo de colaboração.




Workshop de Natal

No dia 4 de dezembro de 2019,  a sala 11 do CAA  recebeu o formador Telmo Eduardo Pereira, estudante do Curso de Turismo e animador estagiár...